domingo, 18 de janeiro de 2009

Com a promessa de um grande show, o UFC 93 aportou em Dublin, Irlanda, para a primeira edição de 2009. Com grandes estrelas como Maurício “Shogun”, Mark Coleman, Dan Henderson, Rich Franklin, Rousimar “Toquinho” e Jeremy Horn, o show empolgou o público europeu. Com quatro brazucas no card, o Brasil fechou a noite com o saldo empatado, com duas vitórias, de Shogun e Toquinho, e as derrotas de Antônio “Samuray” e Alexandre “Baixinho”. Confira abaixo a cobertura completa do UFC 93 e fique ligado na TATAME para acompanhar, ao longo da semana, a repercussão das lutas, galeria de fotos e entrevistas com quem brilhou no octagon.

Shogun se vinga e nocauteia Mark Coleman

Em 2006, Mark Coleman e Maurício Shogun se enfrentaram no Pride e, com menos de um minuto de combate, o americano conseguiu derrubar o brasileiro que, ao cair de mal jeito, quebrou o braço. Após mais de um ano de inatividade, período em que enfrentou a mesa de cirurgias por duas vezes, Shogun retornou ao octagon do UFC em busca da sua primeira vitória no evento.

Arrasador no começo da luta, o brasileiro atropelou o americano, dando um show na trocação e tendo, no mínimo, três chances para nocautear o adversário, que se defendia segurando as pernas de Shogun e evitando que trabalhasse. Na volta para o segundo round, o brasileiro começou a sentir o longo período de inatividade no gás, enquanto Coleman apenas tentava se manter em pé, ainda bastante debilitado do primeiro assalto.

No último período da luta, Coleman partiu para o tudo ou nada e, mesmo sem gás, conseguiu dar trabalho para o brasileiro no ground and pound. Faltando um minuto para o final da luta, Shogun acertou uma joelhada com o americano em três apoios – golpe proibido no UFC – e foi punido com a perda de um ponto. Na volta, o brasileiro acertou três jabs e, com um ganho de direita, levou o americano ao chão, forçando o juiz a interromper o combate, a 24 segundos do fim da luta.

Toquinho, com a mão quebrada, vence no UFC 93

Fazendo sua terceira luta no octagon do Ultimate, Rousimar “Toquinho” voltou às vitórias na Terra do Tio Sam. Diante do experiente Jeremy Horn, que acumula 88 vitórias na carreira, o mineiro dominou a luta contra o americano. Passeando no primeiro round, Toquinho deu um show no chão, trabalhando bem no ground and pound e buscando uma oportunidade para finalizar, que não veio.

Na volta para o segundo assalto, o atleta da BTT tentou terminar com o combate, mas passou por um sufoco no final do round, tendo que escapar de uma tentativa de finalização do americano. No último assalto, Toquinho dominou as ações e esperou até o fim do round, vencendo na decisão unânime dos juizes. “Queria fazer a melhor finalização da noite e dar o show que o público merece, mas quebrei a mão no primeiro round”, afirmou Toquinho, após a vitória.

Samuray e Baixinho são nocauteados

Primeiro brasileiro a entrar no octagon, Antônio “Samuray” Mendes encarou Eric Schafer. Vindo de derrota para Thiago Silva no UFC 84, Samuray buscava reabilitação na jaula mais famosa do mundo, mas o resultado não foi o esperado. Encurralando o brasileiro na grade, Schafer conseguiu a queda e começou a trabalhar no ground and pound. Sem reação do brasileiro, o juiz interrompeu o combate com 3min35s de luta.

Na luta seguinte, Alexandre “Baixinho” fez sua estréia no UFC diante de Martin Kampmann. Começando melhor no combate, Baixinho acertou um bom chute no americano, que cai no chão. Depois de escapar de uma tentativa de guilhotina, os dois voltam à ação até que o primeiro round termine. Na volta para o segundo assalto, Kampmann parte para cima do brasileiro e trabalha forte no chão. Acertando bons socos da montada, Martin castiga o brazuca até que o juiz interrompa o massacre, a 3min07s de luta.

Dan Henderson derrota Rich Franklin na decisão dividida

Na luta principal da noite, Dan Handerson e Rich Franklin travaram uma batalha de 15 minutos no octagon. Na luta que definiu o próximo técnico do reality show The Ultimate Fighter, Henderson começou melhor na luta, dominando as ações no primeiro round. Nos rounds seguintes, o ex-campeão dos médios do evento igualou as ações, dando muito trabalho aos jurados.

Com a responsabilidade de decidir o vencedor, um jurado apontou 30x27 para Franklin, enquanto os outros dois decidiram, por 29x28, Henderson como o grande vencedor da noite. A nona edição do The Ultimate Fighter terá Dan Henderson como técnico de uma equipe, enquanto o inglês Michael Bisping comanda o outro time.

Na primeira luta do card principal, Marcus Davis e Chris Lytle entraram no octagon com a promessa de fazer um grande show, e não decepcionaram o público que lutou a arena. Com a torcida a seu favor, Marcus abusou da trocação com Chris, que não deixou por menos. Após 15 minutos de uma batalha intensa em pé, Marcus levou a melhor na decisão dividida dos juizes.

Fazendo sua estréia no UFC, Denis Kang pisou no octagon como favorito diante de Alan Belcher. Superior na trocação e no chão, Kang mostrou um bom trabalho no primeiro round, não dando chances ao americano. Na volta para o segundo assalto, Belcher, que treinou com o brasileiro Israel Gomes para este combate, mostrou a que veio. Tomando mais iniciativa, Alan foi para o chão com a guilhotina travada e, depois de alguns segundos, Kang deu os três tapinhas que selaram a vitória do americano.

Por Guilherme Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário